Jornalismo e Vídeo

Reportagem em Vídeo

Este curso coloca o aluno em contato com as técnicas de reportagem em vídeo para TV e web em suas diferentes fases: apuração, captação, redação, edição e veiculação da notícias. Em breve, novas datas!

Desenvolvido e ministrado em parceria com a Cursos em Rede, o curso é livre e 100% presencial, e propõe ao aluno o contato com as técnicas de reportagem em vídeo para TV e web em suas diferentes fases: apuração, captação, redação, edição e veiculação da notícia. Além do conhecimento teórico, ministrado por profissionais de destaque da grande mídia, o aluno também terá a oportunidade de realizar, na prática, exercícios com a câmera e receberá um DVD com o resultado do trabalho como “repórter televisivo”.

Carga horária: 16 ou 20 horas
Certificado de Participação
Coffee Break incluído
Não tem pré-requisitos

Programação das palestras:
**A missão do repórter – A ida pra rua: o que é importante ver, o que o repórter deve/pode mostrar durante a externa.
**Da produção à edição: a missão do repórter e a aula do “corte” – O que é notícia? Dos releases às fontes, o que leva uma equipe para a rua. O trabalho exaustivo e necessário de edição da reportagem.
**A dupla cinegrafista x repórter – ou quando o repórter é cinegrafista – Entender o trabalho em conjunto do cinegrafista e do repórter, a dupla que não se separa. E saber que o repórter pode ser cinegrafista: como fazer notícia com as novas tecnologias.
**Minha história: o aluno vira repórter – O aluno vai à rua para contar uma história: apura, grava e apresenta o fato que transformou em notícia.

Palestrantes:
IVAN MORÉ, TV Globo
Formado pela Universidade Estadual de Londrina, começou a carreira com repórter na afiliada da TV Globo do Paraná, atuando também nas afiliadas da TV Globo em Jundiaí e Sorocaba. Em 2004 ingressou a equipe de esportes da TV Globo em São Paulo, onde realizou a cobertura de alguns dos principais eventos esportivos, além de reportagens para os telejornais da emissora, como o Jornal Nacional e Jornal da Globo. Com a mudança de formato do Globo Esporte em 2009, passou a ser também o substituto do Tiago Leifert na apresentação do programa de São Paulo.

ANDREI KAMPFF, TV Globo
Formado em Jornalismo pela PUC-RS e Direito pela Universidade Federal do RS, Andrei Kampff começou como estagiário na Rádio Guaíba em Porto Alegre, depois trabalhou na TVE RS e Rádio Cidade. Por oito anos foi repórter e apresentador da RBS TV Porto Alegre. Desde 2006 é repórter especial da TV Globo. Trabalhou três anos na Rede Globo Nordeste e há cinco anos está na TV Globo de São Paulo.

RENATO PETERS, TV Globo
Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo de Uberlândia (MG). Trabalhou como repórter de geral na TV Paranaíba, TV Bandeirantes, e em Uberlândia na TV Fronteira, Globo, em Presidente Prudente. Em Brasília, foi repórter de geral e esportes da TV Globo. Desde 2006 é repórter da TV Globo em São Paulo. No canal a cabo SPORTV criou e apresentou o programa Sem Barreiras, dedicado a cobertura esportiva paraolímpica.

MARCELO OUTEIRAL, TV Globo
Marcelo Outeiral é jornalista formado pela PUC-RS e pós- graduando em Cinema Documentário pela FGV-RJ. Foi repórter da TV Bandeirantes e editor de texto de programas e telejornais da RBSTV em Porto Alegre. Trabalha, desde 2001, na TV Globo do Rio de Janeiro. Já foi editor de texto do Jornal Nacional, editor-executivo do Globo Esporte e atualmente é editor e roteirista do quadro Planeta Extremo, do Fantástico. Cobriu as Copas do Mundo de 2006 e 2010 e as Olimpíadas de 2008. É também co-diretor do documentário Atletas x Ditadura – A geração perdida.

MARIANO LIMA BAPTISTA, TV Globo
Mariano Baptista é jornalista formado pela PUC-RS. Começou como estagiário na TVE-RS e passou pela RBS TV, em Porto Alegre, como editor de texto e produtor na área de esportes. Desde 1998, trabalha na TV Globo do Rio de Janeiro. Já foi editor do Bom Dia Brasil e editor-executivo do Globo Esporte. Hoje é editor-executivo de eventos esportivos e edita o programa Globo Mar. Cobriu os Jogos Olímpicos de 2004 e a Copa do Mundo 2010. Possui pós-graduação em Cinema Documentário pela FGV-RJ.

FLÁVIO BERTO FILHO, TV Globo
Formado em Jornalismo com pós-graduação em História do Futebol pela USP, Flávio Berto Filho acumula 25 anos de experiência na TV Globo e já participou da cobertura dos principais eventos esportivos, como Copa do Mundo e Olimpíadas. Atualmente é editor e produtor do FootBrazil, um programa do núcleo de Futebol Internacional da TV Globo transmitido em mais de 197 países.

ANDRÉ GALLINDO, TV Globo
Formado em Jornalismo pela UFPE, André Gallindo atuou como apresentador e repórter na TV Jornal, afiliada do SBT, e na TV Asa Branca, afiliada da TV Globo, ambas em Pernambuco. Atua há dez anos na Rede Globo Nordeste e, desde 2008, é repórter especial da TV Globo. Também é co-autor do livro Vozes da Democracia, do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social.

CAROL BAGGIO, USP
Jornalista formada pela Unesp de Bauru (SP), trabalha com criação de conteúdo e no núcleo de ensino a distância da Universidade de São Paulo. Tem experiência na produção de vídeos e reportagens para TV e internet. Foi repórter e apresentadora da TV USP, editora de conteúdo web no programa FootBrazil da TV Globo, repórter do programa Almanaque Educação da TV Cultura e repórter da editoria de vídeos do Portal R7. Atualmente é pós-graduanda em Mídia, Informação e Cultura pelo Celacc (USP).

ROGER PASCOAL, PUC-SP
Roger Pascoal é produtor multimeios e atua na criação, gestão e alimentação de sistemas informativos na Internet, além de desenvolver pesquisas e processos midiáticos e poéticos em diferentes mídias. Professor, também leciona em cursos de graduação e de aperfeiçoamentos nas áreas de Comunicação e Tecnologia. É doutorando e mestre em Design Digital (TIDD, PUC-SP), especialista em processos artísticos (IA, Unesp-SP) e Jornalista (FAAC, Unesp-SP).

EVARISTO FILHO, TV Globo
Com 15 anos de atuação no jornalismo, Evaristo Filho passou por redações de jornais, rádios e televisões. No jornalismo impresso, trabalhou na Gazeta Mercantil e no Jornal do Commércio e apresentou o programa literário Todas as Letras na rádio CBN. Mas a experiência maior acumula em telejornalismo: depois de trabalhar em afiliadas da TV Record e da TV Bandeirantes em Pernambuco, há 11 anos é repórter da Rede Globo Nordeste no Recife, onde também exerceu a função de apresentador do NETV Primeira Edição durante cinco anos.

MARCELO TIEPPO, TV Record
Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Bernardo do Campo, Marcelo Tieppo foi repórter de esporte nos jornais Folha da Tarde, Notícias Populares e Gazeta Esportiva, quando cobriu a Copa do Mundo de 98. Foi editor de texto na TV Bandeirantes e durante oito anos trabalhou na TV Globo como editor de texto do Globo Esporte e editor-executivo do Esporte Espetacular. Atualmente é editor na TV Record.

LUCIANA ROSA, TV Record
Jornalista formada pela PUC- RS, começou a carreira estagiando na Rede Globo do Rio de Janeiro. Com 15 anos de profissão, também atuou nas redações da RBSTV, afiliada da TV Globo em Porto Alegre, e do canal Futura. Já foi repórter e apresentadora, e atualmente é editora de rede da afiliada da TV Record de Porto Alegre.

Para mais informações, ou para saber as datas das próximas turmas, entre em contato conosco:
(11) 3814-0202
cead@ceadnet.com.br

*os palestrantes podem variar conforme as datas, sem alteração do programa do curso*

voltar topo

Área do Aluno

Faça sua pré-matrícula

Está interessado em fazer algum curso no CEAD? Preencha os dados abaixo e faça sua pré-matrícula.