Cursos Técnicos

CRECI - Curso de Corretor de Imóveis

Resumo do Curso

O Curso Técnico em Transações Imobiliária é destinado ao profissional que deseja atuar como Corretor de Imóveis e dá habilitação para obter o Registro no CRECI.

O curso TTI é autorizado pela Secretaria da Educação. É um curso de nível pós-médio. A escolaridade exigida como pré-requisito é Ensino Médio (antigo 2º Grau) completo.

No valor do Curso Técnico em Transações Imobiliárias estão incluídos:

  • Material didático
  • Acesso ao Portal do Aluno
  • Plantão presencial de dúvidas com professores
  • Simulados
  • Avaliações (uma por disciplina)
  • Primeira via de documentos, como declarações, Histórico Escolar e Diploma

Grade Curricular

O curso Técnico em Transações Imobiliárias é composto por 9 disciplinas e 130 horas de estágio obrigatório.

Disciplinas

  • Organização e Técnica Comercial
  • Direito e Legislação
  • Operações Imobiliárias
  • Desenho Arquitetônico e Noções de Construção Civil
  • Matemática Financeira
  • Noções de Relações Humanas e Ética Profissional
  • Marketing Imobiliário
  • Comunicação e Expressão em Língua Portuguesa
  • Economia e Mercado

Para solicitar aproveitamento de estudos, o aluno deve apresentar ao CEAD o Histórico Escolar e o Diploma do Ensino Superior ou de Ensino Técnico. A equivalência de disciplinas é avaliada pela equipe de Coordenação Pedagógica.

O aluno conta com professores especializados em todas as disciplinas do curso. Os plantões presenciais de dúvidas são realizados nas unidades da escola em horários específicos, que são publicados mensalmente.

Estágio Obrigatório

Durante o curso, o aluno deve cumprir o estágio obrigatório supervisionado de 130 horas em imobiliária credenciada ou como corretor de imóveis autônomo, registrados no Conselho Regional dos Corretores de Imóveis de seu Estado.

Clique aqui e acesse o site do CRECI-SP – Conselho Regional dos Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo.

Aluno de fora do Estado de São Paulo: antes de efetuar a matrícula, consulte o CRECI de seu Estado sobre as regras para a realização do estágio supervisionado.

O CEAD indica oportunidades de estágio e contatos de imobiliárias, porem o estágio é de completa responsabilidade do aluno.

O aluno deverá realizar o estágio e entregar o Relatório de Estágio devidamente preenchido e assinado dentro do período de duração do contrato com a Escola CEAD, que é de 6 meses para o Curso Técnico em Transações Imobiliárias, a contar da data de matrícula.

Clique aqui para saber mais sobre o Estágio Obrigatório

O estágio obrigatório deve ser supervisionado por um Corretor Responsável Técnico, que será o supervisor de estágio e deverá acompanhar o aluno do início ao fim do estágio. Em caso de troca de local de estágio e/ou de Corretor Responsável Técnico, o processo deve recomeçar desde o início.

O CEAD sugere que, uma vez matriculado no curso TTI do CEAD, o aluno dê entrada o mais rápido possível em sua Carteira Provisório de Estagiário para que possa iniciar o estágio obrigatório o quanto antes.

No ato da matrícula, o aluno pode solicitar ao CEAD a Declaração de Escolaridade. Este documento é utilizado para solicitar a Carteira Provisória de Estagiário junto ao CRECI. A Declaração de Escolaridade leva em média 60 minutos para ser elaborada. Se preferir, o aluno poderá solicitá-la a qualquer momento no decorrer do curso. Neste caso, o prazo para elaboração do documento é de 3 dias úteis.

Para iniciar o processo de solicitação da Carteira Provisória de Estagiário, o aluno deve entrar no site do CRECI e acessar a seção inscrições para estagiários. O aluno deve preencher a ficha cadastral com seus dados pessoais e com os dados do Corretor Responsável Técnico. O aluno deve imprimir o boleto da taxa da Carteira Provisória de Estagiário e efetuar o pagamento conforme as instruções. O Corretor Responsável Técnico deve assinar os documentos de solicitação da Carteira Provisória de Estagiário. Com todos os documentos solicitados em mãos, o aluno deve comparecer a uma delegacia do CRECI pessoalmente para dar entrada em sua Carteira. O aluno irá receber um protocolo de solicitação e, depois do prazo estipulado pelo CRECI, receberá a Carteira Provisória de Estagiário. Somente quando o aluno tiver recebido a sua Carteira Provisória de Estagiário é que poderá dar início ao estágio.

O estágio deve ser diário mas não pode ultrapassar 6 horas/dia, e o aluno deve ter no mínimo 1 folga semanal. O estágio pode ser realizado em paralelo às provas, não é necessário aguardar o final das avaliações para estagiar.

Cumpridas às 130 horas, o aluno deve produzir o Relatório de Estágio e entregar ao CEAD dentro do prazo do contrato, que é de 6 meses. O CEAD oferece ao aluno apoio à revisão da documentação para a conclusão do curso. Antes da entrega final, o aluno pode enviar rascunhos do Relatório de Estágio e da declaração e assinaturas do Corretor Responsável Técnico, juntamente com a cópia da Carteira Provisória de Estagiário, para o Setor Pedagógico do CEAD fazer possíveis correções.

Matrícula

O CEAD oferece diferentes possibilidades para a matrícula:

O aluno pode fazer a matrícula pessoalmente em uma das unidades do CEAD – Pinheiros ou Paraíso. Neste caso, é preciso apresentar original e 2 cópias simples de cada um dos documentos necessários.

O aluno também pode fazer a matrícula pelo correio. É preciso enviar para uma das unidades do CEAD – Pinheiros ou Paraíso – 1 cópia autenticada e 1 cópia simples de cada um dos documentos necessários.

A terceira opção é fazer a Pré-matrícula no site. Para efetuar a matrícula completa, o aluno pode comparecer pessoalmente em uma das unidades da escola ou enviar pelo correio, conforme as especificações descritas acima, os documentos necessários e a ficha cadastral do site impressa e preenchida.

Documentos

Documentos necessários para a matrícula:

  • 2 fotos 3 x 4
  • Comprovante de Residência (com CEP)
  • RG*
  • CPF
  • Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento
  • Título de Eleitor
  • Certificado e o Histórico Escolar do Ensino Médio** com validação***
  • Boleto de pagamento com autenticação bancária

* Conforme a resolução da Secretaria da Educação nº 108/2002 de 26/06/2002, SOMENTE são aceitos como documento de identificação RG ou RNE. O Sistema Gestão Dinâmica da Administração Escolar (GDAE) não aceita outro documento (CNH, OAB, CREA, etc.) como documento de identificação para fins escolares, por não conterem, respectivamente, dados referentes à data de emissão, nacionalidade, naturalidade e filiação.

** Serão aceitos Históricos e Certificados de Cursos Superiores para a realização da matrícula contanto que o histórico tenha as informações da escola que o aluno cursou o Ensino Médio.

*** Para validação de Documentação do Ensino Médio:

Para alunos concluintes antes de 1979 – Visto Confere
O aluno deve solicitar o carimbo atualizado da escola. Caso a escola não exista mais, ele deverá ir à Diretoria de Ensino da região a qual pertencia à escola.

Para alunos concluintes entre 1980 e 2000 – Lauda de concluintes
O aluno deve solicitar na escola a publicação do Diário Oficial em que conste a data, o número da página e o número do aluno.

Para alunos concluintes a partir de 2001 – GDAE
O aluno deve acessar o site da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo www.educacao.sp.gov.br e imprimir sua publicação. Caso não encontre a publicação disponível, o aluno deve ir até a escola onde estudou para solicitar o número de publicação ou a inclusão no Sistema Gestão Dinâmica da Administração Escolar (GDAE). Se o aluno ainda não tiver sido incluído no GDAE, ele deve apresentar ao CEAD um documento da secretaria da escola em que conste por escrito o motivo, a assinatura e o carimbo da escola.

Avaliações

As avaliações são realizadas presencialmente a unidade do CEAD em que o aluno se inscreveu. O aluno poderá fazer:

  • 4 avaliações por mês
  • todas as avaliações do curso no mesmo dia
  • *após 90 dias corridos da data da matrícula

Em caso de reprovação o aluno poderá refazer a avaliação da mesma disciplina na semana seguinte e será cobrada uma taxa extra.

Prazos

O tempo mínimo para a conclusão do curso é 3 meses e o prazo do contrato é 6 meses. O aluno deve ser aprovado nas 9 avaliações e entregar o Relatório de Estágio supervisionado dentro do prazo do contrato. Se o aluno exceder os 6 meses, haverá cobrança das mensalidades adicionais até a data de conclusão do curso.

Diploma

O diploma de conclusão do curso Técnico de Transações Imobiliárias será entregue ao aluno 45 dias depois da aprovação em todas as avaliações do curso e do Relatório de Estágio.
Em até 120 dias após a conclusão do curso o aluno terá seu Diploma validado no Sistema GDAE – Gestão Dinâmica de Administração Escolar. Este procedimento é realizado em parceria com a Diretoria de Ensino e o prazo acima é estipulado pelo órgão competente. Após a validação no GDAE e com o diploma em mãos, o aluno poderá solicitar ao CRECI de seu Estado a Carteira de Registro de Corretor de Imóveis definitiva.

voltar topo

Área do Aluno

Faça sua pré-matrícula

Está interessado em fazer algum curso no CEAD? Preencha os dados abaixo e faça sua pré-matrícula.

Twitter